AUMENTE O BOM COLESTEROL
É comum chamar o HDL de "bom colesterol", e ele é bom mesmo: cada ponto a mais representa uma queda de 2% a 3% do risco de doença cardíaca. As estatinas,reduzem o colesterol,não são muito eficazes para elevar o HDL,mas,felizmente,novas pesquisas mostram que é possível aumentar o seu nível com os seguintes alimentos:
Chocolate amargo Num estudo recente,voluntários que comeram 100g de chocolate amargo por dia(com 70% de cacau) durante uma semana viram o HDL subir 9%.Isso é muito chocolate(cerca de 550 calorias), mas o Dr.Paul A. Gurbel,do Hospital Sinai, em Baltimore,coautor do estudo,afirma que comer doses diárias menores (15g) num período extenso também ajuda.
Salmão O HDL subiu 4% em adultos que comeram duas porções de 110g de salmão por semana durante quatro semanas, de acordo com o estudo da Universidade de Loma Linda. Segundo pesquisadores , outros peixes gordurosos, como a cavala, arenque e sardinha, devem ser igualmente benéficos.
Frutas silvestres Não precisam ser frescas, só abundantes: o nível de HDL subiu 5% em adultos que comeram cerca de uma xícara de frutinhas (vermelhas) congeladas ao dia,por oito semanas.
Ovos Adultos saudáveis que comeram um ovo por dia durante 12 semanas viram o HDL aumentar até 48%, num estudo da Tailândia. Ovos são ricos em lecitina,que como provam pesquisas feitas em animais,eleva o HDL.
Fonte: Revista Seleções Reader's Digest
Nenhum comentário:
Postar um comentário