terça-feira, 13 de outubro de 2009

A magia dos Cogumelos.

Ninguém precisa ser um grande chefe de cozinha para valorizar o sabor rico e terroso dos cogumelos exóticos. Mas quer se escolham trufas defumadas ou conhecidos champinhons, há benefícios recém- descober-
tos para a saúde:
Protegem contra o câncer.Cogumelos são ricos em substâncias fitoquí-
micas que combatem doenças e seu consumo regular foi relacionado ao
risco menor de câncer de mama, em estudos com mulheres chinesas e coreanas. Os cogumelos também impedem que as células de câncer de próstata se multipliquem em camundongos, podendo talvez ter o mesmo efeito nos homens.
Contêm nutrientes difíceis de encontrar. Um cogumelo portobelo médio
fornece 21% da ingestão diária recomendada de selênio e um terço da de cobre; também contém tanto potássio quanto a banana média.
Uma análise recente verificou que outras variedades são igualmente ricas
em minerais. E conservam os nutrientes quando refogados, grelhados ou
cozidos no micro-ondas.
Ajudam a cortar calorias. Quando a carne moída de lasanhas, ensopa- dos e picadinhos foi substituída por cogumelos, os participantes de um
estudo consumiram 400 calorias a menos por dia, de acordo com a Escola
Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins. Os pesqui- sadores avaliam que, trocando a carne moída por cogumelos uma vez por
semana, é possível perder, num ano, quase 2,5kg. Só não sabote esse
efeito colateral preparando os cogumelos com montes de manteiga. Em
vez disso, jogue-os na panela antiaderente untada com pouco óleo e refo-
gue em fogo baixo até amaciarem.

FONTE : SELEÇÕES READER'S DIGEST ( Abril 2009)

Nenhum comentário: