Quem tem diabete já sabe: a doença pode roubar anos de vida. Para se proteger, comece com uma alimentação equilibrada e acrescente os superalimentos a seguir. Novas pesquisas mostram que eles são muito eficazes na prevenção da doença.
NOZES E CASTANHAS
Em um estudo recente com mais de 64 mil chinesas de meia-idade, as que comiam amendoim diariamente reduziram em até 21% o risco de ter diabete. Estudos indicam que outras sementes também são eficazes : experimente 30g diárias de nozes, amêndoas ou castanhas-de-caju.( A pesquisa mostra que essa quantidade não engorda).
LEITE
Tomar 240ml ou mais de leite por dia reduz em 40% o risco de ter diabete, graças ao cálcio, ao magnésio e à vitamina D, que estimulam a capacidade do organismo de usar corretamente a insulina. Mas prefira o desnatado ou com 1% de gordura ;a gordura saturada pode anular o benefício.
CAFÉ
Em um estudo recente, quem tomava quatro xícaras médias de café por dia tinha 30% menos risco de desenvolver a doença. O descafeinado também serve, diz o Dr. Rob M.vanDam, professor de Nutrição da Universidade de Harvard, mas o melhor modo de preparar é filtrando. Fazer café sem filtro (como na cafeteira de êmbolo) pode fazer o colesterol subir.
CANELA
De acordo com um estudo, essa perfumada especiaria parece amortecer as oscilações do nível de açúcar no sangue que contribuem para o desenvolvimento da diabete tipo 2. Foi comprovado que basta meia colher de chá por dia, polvilhada no iogurte ou em frutas, para manter a glicemia saudável.
J.G.
Fonte :Seleções Reader's Digest (junho 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário